Esse blog tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o assunto Exercício Físico e Cérebro, a partir de informações publicadas em revistas científicas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Yoga e Saúde Mental

            Uma das minhas resoluções de de fim de ano e promessa de um novo ano foi entrar, praticar e permanecer nas aulas de yoga, as quais pratico (entre indas e vindas) desde 2003... Os praticantes de yoga têm uma percepção aguda e crônica, ou seja, tanto após uma aula quanto após tempos de prática, uma redução da ansiedade e diminuição do estresse. Diversos mecanismos fisiológicos e psicológicos podem explicar essas alterações subjetivas no estado de humor. Uma revisão recente publicada na Complementary Therapies in Clinical Practice observou, através da literatura científica, que a yoga pode promover alterações significativas em   sintomas e transtornos psicológicos, síndromes, problemas cardíacos, condições auto-imunes e problemas na gravidez. 
          Em um artigo interessante publicado pela minha amiga pesquisadora Camila Vorkapic publicado na mente e cérebro, ela comenta que "No caso do yôga, o ciclo completo para sua realização consiste no cumprimento de oito etapas, que envolvem não só práticas e exercícios de concentração, mas também de respiração, de descontração, de purificação orgânica e gestos reflexológicos manuais. Algumas dessas técnicas se destacam pela notória influência no sistema nervoso central. Alguns exercícios têm efeitos neuroendócrinos e neuroquímicos e chegam a provocar alterações estruturais em áreas do cérebro, favorecendo funções cognitivas e aspectos emocionais."
      Para saber mais detalhes sobre todos os mecanismos fisiológicos e psicológicos recomendo a leitura dos dois artigos. Assim como também recomendo a prática de yoga, mesmo sendo em academia de ginástica, que segundo praticantes de plantão não produzem os mesmos efeitos comparados aos centros especializados em yoga. Mas vale a pena parar um instante do seu dia e prestar atenção no seu corpo e na sua respiração, seja qual for o ambiente.
        Namastê.

Para saber mais: Field T (2011). Yoga clinical research review. Complementary therapies in clinical practice, 17 (1), 1-8 PMID: 21168106
A ciência da Ioga - Mente e cérebro 




          

Nenhum comentário: