Esse blog tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o assunto Exercício Físico e Cérebro, a partir de informações publicadas em revistas científicas

domingo, 26 de dezembro de 2010

Power balance

            Como é época de natal e presentes, vou falar um pouquinho sobre a power balance ou pulseira do equilíbrio, que foi um dos presentes mais vendidos nesse natal, eu acredito. Existe dois tipos de equilíbrio: o estático e o dinâmico, os quais dependem exclusivamente do movimento. Para equilibra-se nas duas condições, ou seja, parado ou em movimento, é necessário o controle postural. O controle postural é dependente sobretudo de três condições: do ambiente, do indivíduo e da tarefa. Assim, ambientes com maior inferências auditivas e visuais são capazes de influenciar negativamente no equilíbrio. Além disso, o equilíbrio vai depender exclusivamente da tarefa. Tarefas mais complexas, como ficar em um pé só de olhos fechados são mais difíceis de serem executadas quando comparas a tarefas mais simples. A condição do tipo de indivíduo analisado está associada a fatores como idade, aptidão física, saúde física e mental.
         Para manter-se equilibrado são ativados três sistemas: visual, vestibular e somatosensitivo. Já a perda na recuperação da estabilidade postural é influenciada pela perda de confiança, de força e por alterações na marcha devido a fatores específicos como dor, medicamentos e alterações na postura.
         Já que a power balance é vendida na tentativa de manter o equilíbrio postural através de energia, podemos concluir que não existe nenhuma explicação fisiológica para o seu funcionamento. Por outro lado, o efeito placebo que normalmente é concebido para uma substância ou objeto, nesse caso também pode funcionar tanto em indivíduos jovens atletas quanto em idosos que perderam a auto-confiança no desempenho das atividades diárias. O melhor mesmo é praticar exercícios físicos de força e equilíbrio específicos para o esporte ou para as atividades de vida diária. Mas se a opção é gastar mais de cem reais na pulseirinha, fique à vontade. 

Um comentário:

Neurociência do Exercício disse...

Helena,
Seus comentários são totalmente pertinentes. A pulseirinha é um engodo.
No Jornal Globo de hoje saiu uma reportagem onde os fabricantes da tal "pulseirinha do equilíbrio" admitem não haver comprovação científica, assumiram conduta enganosa e prometem devolver o dinheiro a todos os consumidores.
Última frase da reportagem:
A Power Balance é um amuleto, uma fitinha do Senhor do Bonfim. A diferença é que a fita só custa R$2,00...
Título da reportagem: PICARETAGEM QUÂNTICA. Vale a pena ler!