Esse blog tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o assunto Exercício Físico e Cérebro, a partir de informações publicadas em revistas científicas

domingo, 26 de dezembro de 2010

Power balance

            Como é época de natal e presentes, vou falar um pouquinho sobre a power balance ou pulseira do equilíbrio, que foi um dos presentes mais vendidos nesse natal, eu acredito. Existe dois tipos de equilíbrio: o estático e o dinâmico, os quais dependem exclusivamente do movimento. Para equilibra-se nas duas condições, ou seja, parado ou em movimento, é necessário o controle postural. O controle postural é dependente sobretudo de três condições: do ambiente, do indivíduo e da tarefa. Assim, ambientes com maior inferências auditivas e visuais são capazes de influenciar negativamente no equilíbrio. Além disso, o equilíbrio vai depender exclusivamente da tarefa. Tarefas mais complexas, como ficar em um pé só de olhos fechados são mais difíceis de serem executadas quando comparas a tarefas mais simples. A condição do tipo de indivíduo analisado está associada a fatores como idade, aptidão física, saúde física e mental.
         Para manter-se equilibrado são ativados três sistemas: visual, vestibular e somatosensitivo. Já a perda na recuperação da estabilidade postural é influenciada pela perda de confiança, de força e por alterações na marcha devido a fatores específicos como dor, medicamentos e alterações na postura.
         Já que a power balance é vendida na tentativa de manter o equilíbrio postural através de energia, podemos concluir que não existe nenhuma explicação fisiológica para o seu funcionamento. Por outro lado, o efeito placebo que normalmente é concebido para uma substância ou objeto, nesse caso também pode funcionar tanto em indivíduos jovens atletas quanto em idosos que perderam a auto-confiança no desempenho das atividades diárias. O melhor mesmo é praticar exercícios físicos de força e equilíbrio específicos para o esporte ou para as atividades de vida diária. Mas se a opção é gastar mais de cem reais na pulseirinha, fique à vontade. 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cursos de férias Exercício para saúde mental e para o envelhecimento

Curso: Exercício físico e envelhecimento saudável
Curso proponente: Licenciatura Plena em Educação Física e fisioterapia
Local: UNISUAM-RJ-Bonsucesso
Objetivo do curso: Fornecer informações científicas sobre o efeito do exercício físico para idosos e, assim, tornar apto o profissional de educação física para melhor planejar sua atuação nessa área.
Período de Realização: De 08/01/2011 13:00:00 até 29/01/2011 16:45:00
Professor: Helena Sales de Moraes( Professor )

Curso: Exercício físico e saúde mental
Curso proponente: Licenciatura Plena em Educação Física e fisioterapia
Local: UNISUAM-RJ-Bonsucesso
Objetivo do curso: Fornecer informações científicas sobre o efeito do exercício físico na saúde mental e, assim, tornar apto o profissional de educação física e fisioterapia a a atuarem nessa área.
Período de Realização: De 08/01/2011 08:00:00 até 29/01/2011 12:00:00
Professor: Helena Sales de Moraes( Professor )
Esse é o site para inscrições http://www.unisuam.edu.br/hotsite/cap/saude.php

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Busca em base de dados de periódicos científicos

               A busca em base de dados não é complicada, mas muitos alunos apresentam dúvidas para fazer essas buscas. No entanto, são super necessárias para quem trabalha com pesquisas. As quatro bases de dados mais importantes são PUBMED, ISI, SciELO e LILACS. Basta inserir o nome do autor que está buscando ou uma palavra chave que já é encontrado o artigo. Normalmente sem uma senha ou não efetuando o acesso em um computador de bibliotecas que possuem as devidas assinaturas, não se consegue acesso aos textos completos, somente os resumos.
Os links de acesso, são:

Se você já possui a referência do artigo que quer procurar e não conseguiu acesso nas bases de dados, pode procurar pela bireme. Na busca deve ser colocado o nome do periódico, no qual você deve optar por formato eletrônico ou coleções SeCS. No formato eletrônico ainda há a chance de se obter o texto completo do artigo procurado, se não conseguir pode verificar se nas bibliotecas mais próximas de você contém o artigo procurado (veja pelo volume e número da página).



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Seminário LANEX

            No próximo dia 20 será realizado o seminário de final de ano do nosso laboratório (Laboratório de Neurociências do Exercício). Serão expostas as linhas de pesquisas, as conquistas de 2010 e projeções para 2011. Os interessados em participar do laboratório e concorrer uma vaga para o mestrado em saúde mental do Instituto de psiquiatria da UFRJ, bem como da Educação física das universidades UFRJ e Gama Filho devem enviar um e-mail para lanexugf@gmail.com.
Até lá!